sexta-feira, 11 de março de 2011

Estudo do Projeto Político Pedagógico

Este trabalho tem como objetivo nortear o estudo do Projeto Político Pedagógico de uma unidade escolar em que os servidores demonstram saber da existência do documento, mas apresentam dificuldades em explicitar com clareza, ora oralmente e/ou através suas práticas os reais objetivos do instrumento, bem como sua intencionalidade.
A intenção deste estudo é possibilitar o conhecimento, compreensão e reflexão quanto a importância do referido projeto como instrumento norteador da prática educativa da escola.
1ª Parte
Você conhece o PPP da escola em que você trabalha? Este documento é um instrumento indispensável para a organização do trabalho da instituição em suas dimensões: Pedagógica, Administrativa, Financeira e Jurídica. Quando construímos o PPP da nossa escola, planejamos o que temos intenções de “fazer”, de “realizar” baseado no que temos.
A construção deste projeto requer tempo para reflexão e após a elaboração é necessário estudo sempre que possível para que as intenções do “fazer”, “realizar” assumidas pelo grupo sejam amadurecidas a cada dia. Deste modo, vamos estudá-lo? Para que o nosso estudo seja bastante produtivo é necessário que façamos uma leitura de todo o documento, após a leitura cada grupo preparará uma apresentação bem dinâmica com utilização de recursos tais como: datashow ou cartazes. A socialização será feita no Dia Pedagógico - 25/03. Cada grupo tem 5´ minutos para fazer sua apresentação.
Importante: Se o grupo lembrar algo a mais do que está escrito no texto anote para acrescentar, eleja um ou dois oradores para fazer a apresentação.

Grupo 1
Escola que temos
1. Identifique os pontos chaves mencionados em sua estrutura textual que possibilitam a identificação da escola que temos:
1.1 Endereço, telefone;
1.2 Lei de Criação;
1.3 Características físicas: que espaços o Colégio dispõe, estes espaços são adequados, permitem o bom funcionamento e realização das atividades da U.E
1.4 Perfil socioeconômico e cultural da clientela atendida (alunos e pais);
1.5 Perfil dos Profissionais que atuam na escola (Corpo docente e equipe administrativa)
1.6 Que resultados de desempenho (indicadores interno e externo) são apresentados? Observe as turmas e disciplinas mais críticas? Quais as possíveis causas?

Grupo 2

2 - No tocante a concepção do coletivo: qual o papel da escola defendido pela equipe escolar para formação do educando?

2.1- Qual a concepção de ensino aprendizagem defendida pela unidade escolar?

3- Identifique como a escola propõe no PPP trabalhar a Dimensão Pedagógica referente à:

3.1 - Planejamento (como é entendido, como é feito, que Referenciais e Instrumentos são utilizados e como é realizado o monitoramento?);




Grupo 3

4- Como a equipe escolar se propõe a trabalhar a Dimensão Pedagógica referente à:

4.1 - Avaliação do Ensino Aprendizagem; (como é entendida, como é feita e que instrumentos são utilizados?)

4.2 - Recuperação Paralela (como é entendida, como é realizada?)

4.3 - Conselho de Classe (como é entendido, como é realizado e quem participa?)






Grupo 4

5- Como a equipe escolar se propõe a trabalhar a Dimensão Pedagógica referente à:
5.1- Formação Continuada em Serviço (como é entendida, como é realizada e quem participa?)

5.2 - Inclusão (como é entendida e como a equipe se dispõe a trabalhar?)

5.3 - Evasão (Como a equipe se dispõe a trabalhar?)

5.4 - Utilização dos recursos tecnológicos (identificar a importância dada a este item no PPP e a forma de utilização dos mesmos pela equipe)

Grupo 5

6- Como a equipe escolar propõe a trabalhar a Dimensão Pedagógica referente à:

6.1 - Indisciplina e a relação professor (a) – aluno (a) (Como a escola se propõe a trabalhar essa questão?)

Grupo 6

Dimensão Administrativa
7 - Qual é o modelo de gestão defendida pela equipe?
7.1 É possível perceber no texto referente a esta dimensão como se dá a organização geral da U.E (Clima Escolar)

Dimensão Jurídica

8 - Quais as leis, resoluções e regulamentos que pautam o trabalho da escola e foram citados na Dimensão Jurídica do PPP.

Dimensão Financeira
9- Identifique na Dimensão Financeira os recursos que a escola recebe e como se dá o gerenciamento dos mesmos?


Grupo 7

10 - Qual a Visão Estratégica assumida pela equipe e qual a real importância dela para o funcionamento da instituição?

11 - Avaliação do Projeto - PPP (como é entendida e como a equipe propõe realizar?)


Conclusão coletiva (grupo)

9 - Diante da escola que temos e das intenções de “fazer” de “realizar” almejadas pelo grupo e sistematizadas no PPP, cite uma palavra ou frase que identifique posturas e atitudes necessárias para a concretização do ideal proposto.














2ª Parte

A segunda parte do trabalho consiste numa avaliação e autoavaliação da coerência dos ideais almejados, bem como, das necessidades detectadas e sistematizadas nos textos do PPP com o plano de ação do Projeto, com os Planejamentos de aulas e o fazer pedagógico.
Após a elaboração de um Projeto tão importante como este é imprescindível a compreensão do mesmo e a realização das ações com afinco, pois só assim é possível a concretização dos objetivos educacionais definidos pela equipe.
Vamos à atividade?
Para esta atividade iremos utilizar: Plano de Ação do PPP constando os objetivos, estratégias e metas, Planejamentos Anual e Semanal de Aulas, Projetos Didáticos, Plano de Ação da Equipe Gestora.

Com certeza a realização desta atividade pode ser muito rica e gostosa, só será necessária uma pitada de participação, sabedoria, aceitação, humildade, tolerância e muita criatividade.

Bom trabalho!

1- As metas e ações estabelecidas correspondem às intencionalidades almejadas pela equipe no corpo do PPP? Estão coerentes com o Planejamento das aulas? As ações estão sendo executadas em tempo hábil? São avaliadas continuamente? São feitos registros da sua execução? Que ações podem ser melhoradas ou acrescentadas e / ou retiradas?

2 comentários:

  1. Nossa Luciana, que interessante essa proposta de trabalho. Dessa maneira a equipe escolar terá condições de conhecer o PPP como um todo, pois o que se sabe que em várias escolas a elaboração do PPP não envolve o todo é feito por partes e muitas vezes a equipe não conhece a proposta completa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua proposta de trabalho com PPP, pois é bastante oportuna essa discussão entre os membros da escola que lidam diariamente através de ações e decisões e muitas vezes não tem conhecimento que estas idéias são defendidas no documento maior da escola. Idéias estas que precisam ser compartilhadas por todos para que realmente se efetive e reflita os anseios da escola.

    ResponderExcluir